Translator - Traductor - Traduttore

O Satanismo Moderno

                                                                                             Anton Szandor LaVey
O Satanismo Moderno
O Satanismo Moderno tem como seu início oficial o ano de 1966 quando Anton Szandor LaVey anunciou a criação de Igreja de Satã e se declarou Sumo Sacerdote.



Diferente das linhas Tradicionais e Setianas,o Satanismo Moderno não acredita que Satã realmente exista como uma entidade viva,é uma espécie de Satanismo Ateu em que nôs somos nossos Deuses, Satã é um símbolo que representa a natureza carnal e não espiritual, como tantas religiões da Mão Direita insistem em afirmar.Satã é um espirito que ajuda a enriquecer nosso ser



Com a criação da Igreja de Satã e posteriormente com a publicação em 1969 da Bíblia Satânica LaVey organizou uma crença que tem como figura máxima o indivíduo e não alguma deitade exteriorizada. No Satanismo moderno a forma máxima a ser aspirada é o próprio ser humano, com todas as suas forças e fraquezas, perfeições e falhas. Isto aparece de maneira muito claro nas 9 Declarações Satânicas:
1. Satã representa indulgência, em vez de abstinência!
2. Satã representa existência vital, em vez de espirituais castelos de ilusões!
3. Satã representa sabedoria pura, em vez de hipócrita auto-ilusão!
4. Satã representa bondade para aqueles que a merecem, em vez de amor desperdiçado aos ingratos!
5. Satã representa vingança, em vez de virar a outra face!
6. Satã representa responsabilidade para o responsável, em vez de relacionamentos com vampiros psíquicos!
7. Satã representa o homem simplesmente como um outro animal, às vezes melhor, mais freqüentemente pior do que aqueles que caminham de quatro, porque em seu "espírito divino e desenvolvimento intelectual", se tornoo animal mais cruel de todos!
8. Satã representa todoos assim chamados pecados, pois eles levam a uma gratificação física, mental e emocional!
9. Satã tem sido o melhor amigo que a igreja já teve, pois ele sustentou seus negócios durante todos esses anos!


O satanista Moderno concebe que o homem, e a ação e reação do universo, é responsável por tudo, e não desencaminha a si mesmo pela opinião que alguém expresse. Daqui a pouco, nós nos sentaremos de novo e aceitaremos o "destino" sem fazer nada para mudá-lo, exatamente porque assim se diz indeterminado na Capela, inexprimível no Salmo - e assim é que é!
O satanista sabe que rezar não faz absolutamente nenhum bem - de fato, na verdade diminui a chance de sucesso, pois os religiosos devotos muitas vezes sentam-se de volta complacentemente e oram por uma situação que, se eles fizessem alguma coisa pelo seu próprio modo, teriam sucesso muito mais rápido!

O satanista evita termos como esperança e oração pois eles são indicativos de apreensão. Se nós esperamos e rezamos para alguma coisa vir, não agiremos de forma positiva para fazê-la acontecer. O satanista Moderno, compreendendo que tudo que ele obtém é de sua própria ação, toma comando da situação em vez de rezar a Deus para que a coisa aconteça. Pensamento positivo e ação positiva torna consistente o resultado


O Satanismo Moderno é a filosofia que prega que o homem é o único Deus real e a prática religiosa que visa o constante desenvolvimento do indivíduo para que ele consiga chegar ao status de divindade, isso através de exercícios e práticas que visam o autoconhecimento e o desenvolvimento do Ego Satânico, é somente reconhecendo as próprias limitações que podemos ultrapassá-las, a única forma de nos tornarmos fortes é em primeiro lugar reconhecendo e identificando nossas próprias fraquezas. Nos rituais mágicoo Satanista busca a imposição de sua própria vontade na realidade que o cerca, mas sabe que apenas a magia não é suficiente a ação também é necessária para que se consiga aquilo que se deseja.


Anton Szandor LaVey
nascido em Chicago11 de abril de 1930 - Morreu em São Francisco29 de outubro de 1997





(Marilyn Manson "Brian Hugh Warner" e LaVey)




Outra crença muito forte é a na importância de viver o momento. "Não existe um paraíso de glorioso esplendoou um inferno onde os pecadores queimam. Aqui e agora éo nosso tormento! Aqui e agora é o nosso momento de alegria! Aqui e agora é a nossa oportunidade! Escolha então este dia, esta hora, pois nenhum salvador viveu!". Isso não significa uma vida baseada apenas em seguir o desejo do momento e uma constante preocupação em estar sempre vivendo o momento, sem disperdiçar um segundo, esta crença apenas aponta que qualquer plano para o futuro começa na ação aqui e agora, não adianta esperar, as coisas apenas acontecem quando você as faz acontecer, o passado deveria servir de combustível para o presente e não como uma âncora que te prende em lembraças e sentimentos.



1 - Ateísmo
A negação de qualquer tipo de divindade

2 - Ética Objetiva
Baseado nos ensinos do filósofo Ayn Rand de que o egoísmo é maior que o bem

3 - Salvações por Si Mesmo
O homem não necessita de ninguém mais, a não ser de si mesmo, para salvar-se e a necessidade de salvação no sentido cristão é negado. "Eu sou o meu próprio redentor".

4 - Psicopatia de Reich
A forma de freudianismo um tanto bizarra de Wilhelm Reich é baseada na crença do "orgonio", ou unidade de energia orgásmica e na idéia de que toda enfermidade é causada pela repressão, da energia sexual. Envolve ainda o uso de "caixas orgônio" especiais e a liberação de toda inibição sexual. As idéias de Reich estão no cerne de grande parte dos ensinos e da metodologia de LaVey.

5 - Psicodrama Ritual:
A idéia é a de que rituais blasfemos podem ser usados para fazer com que a pessoas percam suas inibições e fiquem "libertas", ao escarnecerem, justamente de tudo o que creiam ser sagrado. Este era o principio de LaVey quanto a Satanás ser "adversário". Um folheto da Igreja de Satanás publicado em 66, ensina conceitos de Reich:
”O homem tem de aprender a fazer a própria vontade por quaisquer meios que ache necessário (...) somente deste modo é que podemos nos aliviar de frustrações prejudiciais que, se não forem aliviadas poderão crescer e causar muitas doenças reais.”







Veja também A Bílbia Satânica "LaVey" em português
http://allenozth.blogspot.com/2011/11/download.html






Crenças do Satanismo Moderno
O texto que segue é uma resposta enviada via e-mail a um colega que questionou o fato de eu utilizar o termo fé associando-o com o Satanismo, uma vez que outros Satanistas em suas opiniões publicadas, deixaram de lado este aspecto em nome da valorização de seu ceticismo. A questão já foi abordada em outros momentos, mas não custa nada "mastigar" um pouco mais.
Antes de entrarmos na questão de ter ou não o Satanismo fé, é preciso primeiro entender o que é a fé, e de que forma ela é compreendida. O senso comum nos coloca a fé contra a razão, caracterizando ela como uma crença que se estabelece por si só, sem a necessidade de uma comprovação empírica/racional/científica com relação a algum fenômeno. A fé se encerra em si mesma, e não depende de uma "constatação externa". Ela se manifesta no nível do indivíduo, é uma crença subjetiva. Em tempos modernos de valores cada vez mais científicos, é então posta abaixo esta idéia de uma crença que independe da ciência, retirando assim sua validade. E o que ocorre? Ninguém hoje em dia quer dizer que tem fé, a menos os religiosos convictos e crentes (quem crê, não apenas evangélicos) num geral. É feio, pega mal, e você ainda é tachado de cego. Enfim, todo satanista já passou pela fase de crítica a valores e idéias que dependem da fé e optaram por adotar o ceticismo. De tal forma, é comum esta negação presente nos discursos de muitos satanistas. Comum e plenamente justificada; a fé nos leva a acreditar em deuses, a se submeter a eles, a limitar-se em religiões, enfim. Todos sabemos os "problemas da fé". E todos falam disto. Eu não sigo por este caminho, não vou repetir o óbvio. Pelo contrário, minhas palavras têm por intuito justamente lembrar que o Satanismo também possui sua dose de fé. Basta lermos o primeiro parágrafo da BS logo no primeiro texto sobre a teoria da magia:

A definição de magia, tal como é usada neste livro, é: "A alteração de situações ou acontecimentos de acordo com a vontade do indivíduo, os quais, usando-se métodos normalmente aceitos, seriam inalteráveis". Isto admitidamente deixa muito espaço para a interpretação pessoal. (...) A magia nunca é totalmente explicável pela ciência, mas a ciência sempre foi, numa época ou noutra, considerada magia.
A Bíblia Satânica, versão Portuguesa, página 123

Ou seja, a partir do momento em que "aceitamos" a magia, estamos partindo de uma crença de que nossa vontade pode ser capaz de exercer algum tipo de influência tal que faça com que os eventos se modifiquem de modo a satisfazer nossos anseios. Você é capaz de estabelecer uma relação de causa e efeito a partir disto?

Se faz-se um ritual, no qual é mentalizado que você deseja muito uma pessoa, e por um total acaso do destino, você acaba por encontrar ela numa situação onde a interação fosse possível e mais do que isto, as circunstâncias todas operam a seu favor, como podemos dizer que estas "circunstâncias propícias" se realizaram no tempo graças a seu ritual e respectiva vontade? Como medir, calcular, determinar, prever, enfim, como entender isto aos olhos da ciência? É o mesmo que dizer que alguém foi curada de uma doença X por ação divina. Não podemos reduzir isto aos nossos valores empírico-científicos, e o mesmo ocorre na questão da magia Satanista.

Nem mesmo o próprio LaVey se aprofundou nesta relação de causa e efeito entre vontade e determinados eventos, uma vez que não há o que dizer nem o que provar ou argumentar; trata-se de uma crença. Entretanto, há dois pontos fundamentais em toda esta questão. O primeiro diz respeito aos propósitos do ritual. Basta lembramos-nos das palavras da BS:

A magia ritual consiste na realização de uma cerimônia formal, tendo lugar, pelo menos em parte, dentro dos limites de uma área escolhida para esse efeito e numa altura específica. A sua função principal é isolar a energia adrenal que, de outro modo, se dissiparia, e outra energia emocionalmente induzida e convertê-las numa força dinamicamente transmissível. É um ato puramente emocional e não intelectual. 
A Bíblia Satânica, versão Portuguesa, página 124

Repare que neste trecho há uma tentativa de agrupar e especificar energias e de pressupor uma forma de atuação. O que de certa forma trata-se apenas de uma organização, uma vez que estas forças e tipos de energia não constituem qualquer teoria científica ou caracteriza-se como uma metodologia para a análise de um fenômeno. O que corrobora o que disse anteriormente. Mas o principal deste trecho é quando se descreve a função do ritual. Percebamos que a mudança dos eventos é a crença primeira da magia, mas a sua função primeira é a "liberação emocional", se podemos assim dizer. O que vem em primeiro plano é o indivíduo, seus sentimentos, tensões, vontades, fardos, dentre outros, e suas respectivas "descargas". Ou seja, por mais que partamos de uma fé, não se encontra ela acima do corpo, da carne, do sentimento, do que de fato compreendemos por real. Estamos a tratar de nós e do que ocorre com nós, estamos a falar sobre nosso viver, e não sobre um controle metafísico da realidade. E aí entra o segundo ponto. Todo valor e dogma satanista passa primeiro pelo filtro do eu, sendo sua aceitação uma questão de escolha, de opção. O mesmo é com esta nossa fé.

Ou seja, não estamos a lidar com uma fé cega, acima do indivíduo e de suas escolhas. É fato que não se trata de ciência, e qualquer nível mínimo de ceticismo pode anulá-la sem titubear, mas ora, se assim for, qual o problema? Serei menos Satanista por não crer que emoções, sentimentos, pensamentos e rituais possam implicar efeitos na ocorrência de eventos em minha vida? Ou ainda, serei menos cético por crer que isto é possível, sem que esta crença influencie negativamente minhas ações, condutas e pensamento; sem que isto me cegue ou me limite?

Assim sendo, nem 8 nem 80. O sistema religioso Satanista pressupõe sim uma crença não científica. Seria muito conveniente eu atacar a alheia sem deixar claro que também possuímos uma. Agora, quais consequências esta crença vai ter, só mesmo o indivíduo em sua prática (ou a ausência dela) para dizer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundos Ocultos Por Allenozth