Translator - Traductor - Traduttore

Gnose Luciferiana

Gnose Luciferiana
POR ASENATH MASON ©®




Matéria retirada de Lucifer Luciferax VII
Páginas 6 a 14.

"A Mente, em si mesma, pode fazer do Paraíso um Inferno e do Inferno um Paraíso"
O Paraíso Perdido, John Milton

A história de Lúcifer e a lenda de sua queda parecem assuntos simples e bem conhecidos. Porém, são
assim tão óbvios? Talvez uma resposta seja encontrada neste ensaio que o guiará passo a passo através das
numerosas formas deste fascinante arquétipo que inspirou filósofos, artistas e poetas através de muitos séculos.Vamos dar uma olhada bem de perto em suas origens mitológicas e em sua mística interpretação em tais caminhos espirituais como a Alquimia ou a Qabalah. Também examinaremos seu significado no Caminho da Mão Esquerda, no qual seu simbolismo tem um papel extremamente importante. Talvez esta análise lance mais luz sobre Lúcifer como um personagem e também sobre o tipo de gnose esotérica que ele representa.

A Lenda Cristã


Começaremos a discussão do mito de Lúcifer com a lenda difundida pelas fontes cristãs, que é a versão
mais conhecida da história, e, ao mesmo tempo, a mais errônea e cheia de ambigüidades. Ela baseia‐se
incorretamente em curtas citações interpretadas da bíblia, sendo o fragmento chave uma citação do Livro de
Isaías:
"Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da alva!"
Como foste cortado por terra,
tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração:
Eu subirei ao céu,
acima das estrelas de Deus
exaltarei o meu trono, e no monte da congregação
me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens,
e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao Seol (Inferno)
ao mais profundo do abismo." (Isaías 14:12‐15)


Na tradição cristã, este fragmento serviu como uma base para a lenda de um anjo orgulhoso que
procurou se igualar a deus, e por sua vaidade ele foi lançado ao abismo infernal. A história de Lúcifer ilustra o
pecado arquetípico da Superbia (Orgulho, Soberba), um dos sete pecados mortais. Como a lenda mostra, esse pecado pode ser punido com a pior de todas as punições – condenado à eterna separação de deus e mergulhado na escuridão apartado da luz celestial.

A mesma história do pecado como um motivo para queda e rebelião contra deus é apresentado em
Ezequiel: “Tu és o Sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura; estavas no Edem, jardim de Deus; de toda pedra preciosa te cobrias: sárdio, topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; de ouro se fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti”. (Ezequiel 28:12‐15).De acordo com esta citação, Lúcifer caiu e perdeu sua perfeição original por que ele esqueceu‐se de suas raízes, sobre o fato de que ele era uma criação de deus e não poderia se igualar ao seu criador.

- 7 -



Ele estava cego pelo orgulho, insolência e vaidade, que o fizeram sentir‐se divino e pelos quais ele fora
punido com o exílio do paraíso.

Outros fragmentos da bíblia descrevendo a queda dos anjos também foram atribuídos a Lúcifer (“ele foi
banido, aquela antiga serpente”, Revelações 12:5). Este que foi ao mesmo tempo identificado com Satã, o
Adversário, o primeiro anjo a rebelar‐se contra deus e precipitado ao Sheol, o abismo negro, onde ele
estabeleceu seu próprio reino infernal.

Este é o esboço da lenda cristã de Lúcifer. Porém, se tivermos um olhar mais atento a estes fragmentos
bíblicos que supostamente são suas fontes, veremos que eles não têm muito o que fazer com esta figura
mitológica. É essencial perceber que antes das escrituras originais, que agora constituem a bíblia, foram
traduzidas para o Latim. Logo, o nome de Lúcifer não aparece em nenhuma delas. A citação do Livro de Isaías, que
é considerada a fonte da lenda, pode ser de fato interpretada de uma maneira completamente diferente: o termo
“filho da alva” (em hebraico "heleyl ben‐shahar", רחש ןב לליה , o que brilha) provavelmente refere‐se ao rei
Babilônico *Nehuchadnezzar (Nabucodonosor) ou ao rei Assírio Tiglath‐pilneser. O fragmento de Ezequiel é
mencionado algumas vezes para se referir a mesma pessoa, e, às vezes, é considerado como a descrição da queda de Adão, o primeiro homem, e o exílio dos primeiros humanos do Jardim do Éden. O rei da Babilônia teve uma lenda similar, contada na bíblia em uma maneira metafórica. Os termos “estrela da manhã”, “filho da alva” referem‐se ao seu orgulho atrevido que evocou seu desejo de conquistar o mundo todo e governar da mesma maneira que deus governa o universo. Seu símbolo é o planeta Vênus, algumas vezes chamado “Helel”, “O Brilhante”. Mas quando o velho testamento foi traduzido para o Latim (versão Vulgata Latina da bíblia), o termo heleyl ben‐shahar apareceu na nova versão como “Lúcifer”, oriundo das palavras latinas “lux”(luz) e “ferre” (portar), ou seja, “Portador da Luz”. Na Vulgata, as palavras aparecem em vários contextos diferentes, nem sempre se referindo aos anjos caídos, e, por vezes, muito pelo contrário: isso significa “A Estrela da Manhã” (o planeta Vênus), “luz da manha” (no livro de Jó), “a aurora” (Salmos), signos do zodíaco (também em Jó). E também se refere a figuras como “Simão filho de Onias” (Eclesiastes) ou mesmo “Jesus Cristo” (Apocalipse).

Apesar disso, nos séculos seguintes Lúcifer veio a ser identificado com Satã e considerado um símbolo
desta lenda, entrelaçado com a história do Tentador bíblico que na sua forma de serpente seduziu os primeiros humanos e os afastou de deus. Ele tornou‐se o líder dos anjos caídos que se rebelaram contra deus e desceram à Terra de forma a unirem‐se em carne com as filhas do homem (o mito sobre a rebelião dos anjos apresentado no apócrifo Livro de Enoch, onde o líder dos rebeldes, que foi Shemyaza, (algumas vezes identificado com Lúcifer).

Na doutrina de certas seitas cristãs Lúcifer tornou‐se o Demiurgo, o criador maligno do mundo material que
aprisionou almas em corpos humanos. Nas escrituras dos Cátaros (um movimento cristão‐gnóstico que floresceu em algumas áreas da Europa Ocidental e Ásia Menor entre os séculos V e XV) lemos que ele foi o filho de Satã que criou o mundo consistindo da terra e de sete céus. E foi ele quem invadiu o reino celestial e tentou os espíritos com visões de coisas que eles não conheciam antes, depois que um terço deles o seguiu e saíram do paraíso.“A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra.” (Apocalipse 12:4):

- 8 -



“...Eles desceram do céu quando Lúcifer os tirou de lá com uma alegação enganosa de que deus lhes prometeu somente o bem; enquanto o Demônio, astuto como si só, prometeu‐lhes o bem e o mal, e contou‐lhes que ele poderia dar‐lhes mulheres a quem eles iriam adorar, e que ele daria a alguns a autoridade sobre os outros...e que todos que o seguiriam e descessem com ele, teriam o poder para fazer o mal e o bem, como deus, e que seria melhor para eles serem deuses que fazem o bem e o mal do que permanecer no paraíso onde deus dava‐lhes somente o bem”. (Catharism, the History of the Cathars, de J. Duvernoy).
Lúcifer é “o Deus que cria o mundo em seis dias” como está descrito no velho Testamento. E foi ele quem
dividiu a matéria prima dos elementos e formou o mundo deles. Então ele criou humanos da argila e inseriu a
alma dentro deles: a alma do homem foi o anjo do segundo paraíso, a alma da mulher – o anjo do primeiro.
Depois ele seduziu a mulher em sua forma de serpente e ensinou‐a como obter prazeres carnais, desta maneira revelando aos humanos os frutos da Árvore do Conhecimento. De acordo com certas teorias, Lúcifer é o segundo Deus. O primeiro é Aquele que criou coisas espirituais e invisíveis. Lúcifer é o criador das coisas materiais e visíveis. Ele aprisionou em corpos humanos as almas dos anjos que o seguiram e deixaram o paraíso. Por esta razão almas humanas são demônios que caíram das alturas e expiam por seus pecados na terra, aguardando o retorno à luz. Houve também certas seitas Gnósticas que consideraram Lúcifer como o primeiro filho nascido de deus, aquele que deixou o paraíso quando seu pai decidiu dar supremacia ao seu segundo filho, Jezual(Jesus).




De acordo com as lendas cristãs, Lúcifer foi um dos Querubins, os anjos que ficam mais próximos de deus.
Ele foi o mais perfeito e belo de todos os anjos, e ele foi o favorito de Deus. Seu nome então era Lucibel e referiase a sua beleza. Mas ele caiu por causa de sua vontade livre, quando ele percebeu sua divindade e desejou tornarse igual a Deus em todos os aspectos. Seu desejo foi julgado um pecado e rebelião, e ele foi exilado do paraíso de modo a tornar‐se o senhor do Inferno – o reino completamente separado de Deus. Na tradição cristã, o Inferno é o símbolo de tormentos eternos, da escuridão da alma que foi privada da presença de Deus. Mas de outra perspectiva, é também o símbolo da liberdade, independência, a potencial permissão para uma deificação individual e aspiração para tornar‐se seu próprio criador. Desta maneira o Inferno é interpretado pelo Caminho da Mão Esquerda, onde Lúcifer é o símbolo da última liberação
.

A Origem do Arquétipo

Entre as fontes da palavra “Lúcifer” a mais frequentemente mencionada é a da antiga poesia Romana.
Significa “a estrela da manhã” e é relacionada ao termo grego “eosphoros” (“O que traz a aurora”). Ele aparece em A Odisséia de Homero, na Teogonia de Hesíodo, nas Geórdicas de Virgílio, e nas Metamorfoses de Ovídio. E embora a “estrela da manhã” seja mais frequentemente identificada com Vênus, há também teorias em que este termo se refere ao antigo deus da luz, também relacionado a este planeta. Na antiga Grécia este conceito foi simbolizado por duas deidades: Eósphoro (Phosphoros) e Héspero (Vesper, Nocturnus, Noctifer), que corresponderam a dois aspectos distintos de Vênus: a Estrela da Manhã que apareceu na aurora, e sua luz na escuridão da noite. A descrição destes dois irmãos divinos é encontrada em A Ilíada, quando Phosphoros emerge do oceano para proclamar a vinda da luz divina, enquanto Héspero é visto como a mais explêndida estrela no céu
noturno. Phosphoros, o deus da aurora, era o filho da deusa Eos. Ele era representado como um garoto nu alado
com uma tocha, na frente de sua mãe ou do deus do sol Hélio. A tradução Romana do nome “Phosphoros” é
“Lúcifer”.
- 8 -


Este mito pode ser a fonte mais antiga da lenda sobre este anjo brilhante. Mas não podemos esquecer
sobre o outro conto Grego que é associado com esta figura em interpretações modernas. Essa, é claro, a famosa
história de Prometheus. Deixe‐nos relembrar brevemente esta lenda mítica: Prometheus foi um dos titãs e o
criador da humanidade a qual ele formou da argila misturada com lágrimas, e cujas almas foram a centelha do
fogo divino que o Titã roubou dos da carruagem do Sol. Então, vendo que o homem é fraco, ele roubou o fogo
dos deuses novamente e o trouxe para a terra. Ele ensinou aos humanos como usar fogo para criar artes e ofícios.
Desta maneira ele despertou o espírito humano e deu à humanidade o potencial para governar o mundo. Por seu
amor aos humanos ele foi severamente punido pelos deuses: eles prenderam‐no a uma rocha e a cada dia seu
fígado era comido por uma águia (ou um abutre) e crescia novamente para que a dor pudesse durar
eternamente. Esta lenda foi identificada com Lúcifer por causa de seu papel como o iniciador dos humanos:
aquele que dota o homem com alma, o fogo divino, e mostra‐lhes como serem iguais aos deuses. A interpretação
esotérica do mito explica o dom do fogo enquanto despertar da centelha interior no homem, a fonte do poder
espiritual que corresponde ao conceito Tântrico da serpente Kundalini. O fogo “Prometheano” (de Prometheus) é
a centelha de divindade que quando despertada, pode tornar‐se a tocha de um potencial espiritual infinito. Assim
como Prometheus ensina a humanidade como se tornarem iguais aos deuses, Lúcifer mostra ao homem o
caminho da independência e o caminho para a sua própria divindade.


Outra figura mítica, frequentemente identificada tanto com Prometheus quanto com Lúcifer, é o
Escandinavo Loki. Como os dois “personagens” acima mencionados, ele representa forças que ameaçam a ordem
divina e cósmica. Ele é o portador da luz/fogo e ao mesmo tempo ele é o destruidor com um imenso potencial
destrutivo. Seu nome refere‐se a “logi” (“chama”, “fogo”) ou aos verbos “lúka”, ou “lukijan”, significando “travar”,
que aponta ao seu papel no fim do mundo existente (Ragnarök), o fogo final no qual o mundo e os deuses
queimarão. Ele é o pai dos monstros mitológicos: o lobo Fenrir que devorará Odin na hora do Ragnarok, a deusa
cadáver Hel, e a serpente cósmica Jormungandr. Ele é o trapaceiro que constantemente desafia os deuses e suas
ordens e leis ficadas. Ele também é o pai das disputas e das mentiras. Mas ele também é o iniciador da
humanidade a quem ele traz o dom do fogo divino –assim como Prometheus. Finalmente, ele também sofre uma
similar espécie de tormento: ele é punido sendo preso às rochas, e acima de sua cabeça há uma cobra venenosa
cujo veneno goteja sobre a face de Loki. Quando o deus se arrepia com sofrimento, suas convulsões causam
terremotos e outros desastres.


Um personagem similar é também encontrado no conhecimento espanhol/Mexicano onde ele carrega o
nome Luzbel. Luzbel é mencionado em textos espanhóis do século XVI escritos no México ou em grimórios como
El Libro de San Cipriano (El Tesoro del Hechicero) e EI Libro Infernal. Ele parece ser uma forma obscura de Lúcifer,
um desafiador à ordem divina e o Portador da Luz como um fogo da divindade individual.


- 9 -


A Interpretação Qabalística
Nas teorias Qabalísticas Lúcifer corresponde à sephira oculta Daath. Porém, de acordo a entender esta
atribuição, devemos primeiro voltar ao momento quando a Árvore da Vida foi uma ideal harmonia cósmica e sua
negra contraparte não existia. A perfeita Árvore Cósmica, como agora, consistia de dez níveis e vinte e dois
caminhos, mas não havia nenhum plano material até então. Em vez disso, a Árvore da Vida continha Daath como
a parte integral da harmonia cósmica. Daath era a mais próxima da mais alta tríade: Kether, Chokmah e Binah,
sobre a sephira central Tipharet. Ela foi o segundo sol que brilhou sobre as sephiroth vizinhas. Enquanto Tipharet
foi o sol inferior que lançava seus raios sobre as regiões inferiores, Daath iluminava a parte superior da Árvore
como o segundo, místico sol. Suas luzes marcaram dois “mundos” representados pela Sephiroth: o inferior
(abaixo de Tipheret) e o superior (envolvendo Daath). Ambos foram harmoniosamente ligados um ao outro. O sol
inferior foi governado pelo arcanjo Michael, o superior por Lúcifer: O Portador da Luz. Lúcifer foi então o anjo que
residia próximo à trindade divina. Ele foi o guardião e o mediador entre a luz divina e as esferas inferiores, que é
refletida em uma antiga lenda na qual ele foi o mensageiro de deus sobre a terra que observou todos os eventos
terrestres e os reportou ao criador.
Sobre a original Árvore da Vida, Yesod, e sephira inferior, foi uma reflexão ideal de Kether, a mais alta
sephira. Porque ela foi o mundo astral do homem, e foi considerada como a imagem ideal de deus. Yesod, porém,
é também a esfera da sexualidade, existindo sobre a Árvore da Vida de uma forma sutil e dormente. As razões de
Lúcifer e os outros anjos caírem não estão claras desta perspectiva. Talvez eles tivessem começado a cobiçar o
homem por causa de sua perfeição (“Viram os filhos de deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram
para si mulheres de todas as que escolheram.” Gênesis 6:2). Lúcifer‐Daath caiu/desceu ao nível do homem e
despertou nele o poder da criação e energia sexual, que são representados pelo dom dos frutos do
Conhecimento, oferecidos pela Serpente bíblica. Desta maneira o homem ganhou acesso ao conhecimento que
até aquele momento era reservado para deus e as mais altas entidades. A queda dos anjos e sua união sexual
com o homem foi a proibida união dos mundos. O homem ganhou o potencial da criação (de dar a luz a uma nova
vida), e a ideal harmonia cósmica foi perdida. Onde antes existia Daath, um abismo se abriu e separou a divina
tríade dos níveis inferiores. O homem foi derrubado de seu éden astral e habitou a nova sephira Malkuth, no
plano material, enquanto os portais para o jardim divino foram fechados para ele: “Então, ele expulsou o homem,
pôs ao oriente do jardim do éden os querubins, e uma espada flamejante que se revolvia, para guardar o caminho
da Árvore da Vida” (Gênesis 324). A sephira Daath junto com Lúcifer perdeu seu lugar próximo ao trono de deus
(Kether) e tornou‐se o abismo, o portal para os anti‐mundos Qlifóticos no qual Lúcifer estabeleceu seu
Pandemônio.
Um adepto do caminho da Luz procura reconstruir a original ordem cósmica e a reunião com a perfeição
divina. A morte de cristo sobre a cruz é uma matáfora da criação da ponte sobre o abismo e unindo o homem
com deus. O adepto do Caminho da Mão Esquerda visa aprofundar a Queda e trazer o processo de destruição ao
fim, a fim de ascender a própria centelha de divindade na absoluta escuridão do abismo. Pelo cumprimento da
obra que foi iniciada com a degustação dos frutos do Conhecimento, o homem pode alcançar os frutos da Árvore
da Vida.

- 10 - 

                                                         O Anjo Negro, ilustração do Aurora Consurgens


A Jóia do Abismo
Quando Lúcifer estava caindo do paraíso para o abismo da escuridão, uma jóia caiu de sua fronte, o
emblema de sua beleza e perfeição. Era uma esmeralda, a jóia considerada pelos alquimistas como a pedra de
Mercúrio, o personagem que pertence à esfera do meio, tanto no sentido alquímico como mitológico. Mercúrio é
o mensageiro celestial, o intermediário entre os mundos, e o guia das almas mortas (psychopompos) em direção
ao Outro Lado. Na alquimia ele é o emblema do fluxo e transmutação – transmutação da matéria e espírito do
menor para o maior, do efêmero para o sólido. Ele é, portanto, a conexão entre o paraíso (espírito) e a terra
(matéria). Na versão bíblica de São João: “E esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de
jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco‐íris semelhante, no aspecto, a esmeralda.” (Apocalipse 4:3).
O arco‐íris é um símbolo popular de uma ponte entre mundos (e.g.: o nórdico Bifröst). A esmeralda que
caiu da fronte de Lúcifer é também a conexão entre o céu e a Terra, e representa a perda do monopólio da
imortalidade que até aquele momento tinha sido reservada somente para a divina trindade. De acordo com a
lenda, desta jóia os anjos esculpiram o Graal e, quando ele foi preenchido com o sangue de cristo, os portais do
paraíso que estavam trancados após a queda de Lúcifer agora se abriram novamente. A esmeralda também se
assemelha à pérola da fronte de Shiva que no simbolismo Hindu representa o terceiro olho e é relacionada ao
conceito de infinidade.
A esmeralda também é a jóia que os antigos Romanos associaram com o planeta Vênus. Como já
dissemos, Vênus é relacionado com Lúcifer em muitos aspectos mitológicos. Ele foi considerado o planeta
representante tanto da vida como da luz, bem como da escuridão e da morte. Ele era chamado de a Estrela da
Manhã e Estrela da Noite. Os antigos Romanos acreditavam que ele anunciava tanto a morte quanto o
renascimento. No México ele foi temido como uma estrela de destruição. Jacob Boehme, o famoso místico, o
identificou com a Divina Luz do criador.
A procura pelo Graal significa o errante sobre os diversos caminhos espirituais de acordo a encontrar a luz
interna e poder oculto que subjaz toda a existênciaele é representado pelo princípio alquímico V.I.T.R.I.O.L (Visita
Interiora Terrae Rectificando Invenies Occultum Lapidem) e a jóia que representa a coroação do caminho
espiritual é a esmeralda ou diamante – o emblema da perfeição e da luz que brilha mesmo nos máximos recessos
do abismo.

                                                                 -11-


A Estrela Guia no Caminho para a Divindade
No caminho Draconiano, Lúcifer aparece pelo menos várias vezes. Pela primeira vez as energias
Luciferianas podem ser experimentadas na íntegra no nível de A'arab Zaraq, a quarta (na contagem de
Malkuth/Lilith) qlipha na Qabalística Árvore da Noite.
Este é o nível que se conecta com as energias planetárias de Vênus e um de seus mais significativos
símbolos é a deusa conhecida na mitologia como Afrodite ou Vênus. Na brilhante Árvore da Vida a contraparte de
A’arab Zaraq é a sefira Netzach a qual mantém correspondência com a forma brilhante da Deusa. Sua imagem
negra é Vênus Ilegitima, a deusa da perversão. Ela representa o amor estéril no plano material que, contudo,
produz frutos em níveis superiores. Através dela o adepto renasce como seu próprio filho e torna‐se uno com o
Daimon, um ser superior. A Vênus Negra é a mãe para o Daimon, o princípio que pertence ao próximo nível da
Árvore Cósmica – A qlifa Thagirion.
A’ arab Zaraq é a esfera do lado negro dos sentimentos e emoções que emergem à luz da consciência e se
manifestam na forma da expressão criativa. Por isso esta qlifa é associada com a arte e a música. Aqui nós
experimentamos a liberdade Luciferiana, que é a liberação das estruturas e limites que vinculam a consciência.
Ela é a rebelião contra a realidade circundante – cheia de paixão e energia criativa. Na demonosofia de Rudolph
Steiner, Lúcifer é o irmão de cristo, aquele que rejeitou os planos de salvação do mundo de deus e ousou propor
o seu próprio. Ele incorpora o eterno sonho de auto‐deificação, o caminho do progresso espiritual individual e a
busca pela perfeição. Ele é o patrono das artes, especialmente daquelas que proporcionam extase, emoções,
imaginação e criatividade:
“A Perspectiva Luciférica é baseada no idealismo, espiritualidade é incomparavelmente mais importante
do que a existência no mundo material... A meta da iniciação Luciférica é a Liberdade ilimitada, a qual é possível
alcançar somente quando o indivíduo transcende sua natureza humana e torna‐se um deus. A Liberação dos
limites impostos pelo mundo material e de dogmas vinculando o ego nos dão uma possibilidade ilimitada de
criação. A Iniciação Luciférica está bem próxima do mágico Caminho da Mão Esquerda.” (A Demonosofia de
Rudolph Steiner – Uma visão um pouco diferente, Przemyslaw Sieradzan (Nos Vislumbres do Caminho da Mão
Esquerda, Loja Magan 2004)
Enquanto se estabelece em uma missão em busca da jóia Luciferiana, nós gradualmente passamos
através de sucessivos níveis de despertar da consciência, até ao nível de Satariel (Binah) nós experimentamos a
abertura do “Olho de Lúcifer”. A serpente Kundalini desdobra suas asas e torna‐se o Dragão. Então abre o olho
que vê o invisível. Este processo inicia‐se no primeiro passo do Caminho Draconiano quando o adepto entra no
portal através do “ventre de Lilith” – a primeira qlifa na Cabalística Árvore da Noite. Esta inclui onze níveis
qlifóticos e nove estágios. Eles representam nove noites e nove mundos na mitológica iniciação de Odin. É por
isso que o Olho de Lúcifer é também chamado de Olho de Odin, assim como é o símbolo de realização de um
determinado estágio no processo iniciatório. A iniciação Draconiana é baseada nas nove fases de despertar da
“visão clara” (da palavra Grega “Drakon”‐ ver), e também inclui o ponto de partida e o objetivo ao qual o processo
inteiro conduz. Juntos, compreendem onze níveis. O ponto de partida é o mundo da ilusão no qual vivemos.
Quando estamos cientes do mundo existente além da realidade percebida, nossa consciência volta‐se ao “Outro
Lado” ou “O Lado Esquerdo”. Uma fenda no véu da ilusão se abre e através dela podemos entrar na realidade
alternativa.

- 12 -

Assim, passamos através do portais de Lilith e começamos a jornada iniciatória no mundo da Escuridão.
Gradualmente o Olho de Lúcifer se abre em nossa consciência e sua luz brilha como um tocha na escuridão do
abismo até que ele esteja completamente aberto no nível de Satariel (8.0.) e queima a luz da Divindade no nível
de Ghagiel (9.0.).




Gnose Satânica
Na discussão do papel de Lúcifer não podemos esquecer sobre sua função na tradição Ocidental de magia
negra e Satanismo. Os Grimórios que apareceram através dos últimos séculos associaram‐no com muitos
atributos e qualidades. No Grimorium Verum Lúcifer é um dos três principais governantes do mundo, os outros
dois sendo Beelzebub e Astaroth. Ele governa Europa e Ásia, juntamente com dois demônios servos: Satanachia e
Agalierap. Neste grimório ele é descrito como um belo jovem que se torna ruborizado quando irritado ou furioso.
De acordo com o Dictionnaire Infernal de Collin de Plancy, Lúcifer é o rei do Inferno. Ele tem a face de
uma bela criança, a qual muda para uma monstruosa e inflamada quando ele está com raiva. No Grimório de
Honório III do século XVI ele também é o Imperador Infernal. Os textos contêm os conselhos para convocá‐lo nas
segundas‐feiras, entre as três e quatro horas ou entre onze e doze. O operador tem que sacrificar um rato em um
ritual, caso contrário a operação falhará.
Em outros textos ele algumas vezes é identificado com Satã ou superior a ele na hierarquia infernal. Ele
também é identificado com Lucifuge Rofocale, que, todavia, é uma atribuição incorreta porque “Lúcifer” significa
“O Portador da Luz”, enquanto “Lucifuge” é “aquele que foge da luz”, e estas duas figuras são personagens
completamente diferentes na demonologia. Em textos de bruxaria podemos encontrar relatos de que Lúcifer
freqüentemente acompanha bruxas em seus vôos para o Sabá. Às vezes, ele as puxa para fora de suas vassouras e
lhes dá uma “carona” em seus ombros. Ali Lúcifer é descrito como uma figura cinzenta com braços azuis e culotes
vermelhos decorados com fitas.
Na demonologia tradicional Lúcifer governa o elemento do ar e a direção leste, junto com três outros reis
infernais que presidem sobre os outros elementos e direções: Leviathan (água, oeste), Belial (terra, norte), e Satã
(fogo, sul). Na Tradição Faustiana ele é o chefe governante do Inferno. É com ele que Fausto realiza o pacto,
enquanto Mephistopheles é o mediador e o executor de suas ordens.


-13-

Conclusão
Acredita‐se que Lúcifer é o personagem principal no poema épico de John Milton “Paraíso Perdido”,
embora no texto ele seja chamado Satã. Mas a palavra “Satã” significa “Adversário”, “o Acusador”, “o Opositor”.

E o Satã de Milton é o oponente de deus de fato. Entretanto, sua imagem está longe de ser o estereótipo de um sombrio e astuto demônio, como ele é descrito pela tradição cristã contemporânea. Em vez disso ele é o anjo que traz luz, que ousa desafiar deus e deixar o paraíso a fim de criar seu próprio reino no abismo de escuridão. Ao mesmo tempo, porém, ele não perde sua beleza, esplendor ou orgulho. Ele é o Adversário, o rebelde que rejeita a obediência a deus, o governante orgulhoso e o príncipe da escuridão. Ele representa o princípio da “negação”, tão essencial na continuidade da existência do mundo e da harmonia cósmica.

No Caminho da Mão Esquerda ele incorpora a busca da própria divindade – ele não está satisfeito com o
espaço e com a função que deus lhe atribuiu. Através de sua queda ele torna‐se o emblema da força e vontade livre que provam que o indivíduo pode existir sem deus e luz divina, e que o indivíduo pode tornar‐se seu próprio criador e formar o próprio mundo nas profundezas do abismo, onde está o infinito potencial de criação. Lúcifer inspira aqueles cuja força é suficiente para seguir seus passos e percorrer o Caminho da Mão Esquerda; aqueles que, como ele, acreditam que “É melhor reinar no Inferno do que servir no Paraíso”.






Bibliografia:
John Milton: Paradise Lost
Alfonso Di Nola: Diabet
www.wikipedia.org
Grimorium Verum
J.E. Cirlot: A Dictionary of Symbols
A Bíblia: Todas as citações da versão de King James
Jean Duvernoy: Catarismo, a história dos Cátaros
Loja Magan: Vislumbres do Caminho da Mão Esquerda
Thomas Karlsson: Kaballah, Qliphoth e Magia Goética.
Tradução: Éric Tormentvm Aeternvm 666 (templumofastaroth@hotmail.com)
Revisão: Fernando War (furiouswyrd@hotmail.com)



Um comentário:

Mundos Ocultos Por Allenozth