Quimbanda é uma ramificação da umbanda desde a sua fundação pelo médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais, já que o mesmo admitiu ter um exu como guia por ordens de seus guias. Assim como qualquer religião, dentro da quimbanda, existem várias linhas de desenvolvimento, mas o princípio de trabalhar respeitando as leis da Umbanda é fundamental, uma vez que estas entidades são comandadas pelas entidades da Umbanda, que é sua matriz.
A quimbanda é onde atuam os exus e pombas-giras (também chamados de "Povo de Rua"); estes fazem uso de forças negativas (isso não significa malignas), muitas vezes estão presentes em lugares onde possa ter Kiumbas (obsessores-seres malignos, também conhecidos como Egum). Estas entidades trabalham basicamente para seu desevolvimento espiritual, para que possam evoluir e assim encontrar seu caminho. Voltam para trabalhar justamente para cumprir algum carma que deixou em outra encarnação. Por isso, estas entidades têm muita semelhança com os humanos, usando linguagens por vezes atuais.
A entrega de oferendas é comum na quimbanda, assim como na umbanda. As oferendas variam de acordo com cada entidade. Algumas linhas também consideram oferendas com animais. Também podem ser oferecidas bebidas alcoólicas, como cachaça, uísque ou conhaque, entre outros.
Não se deve confundir a quimbanda com a kiumbanda (popularmente conhecida como magia negra), que não respeita os princípios fundamentais da umbanda. Uma vez sem doutrina e uma linha de comando, muitas vezes realizam trabalhos que não trazem crescimento espiritual para aquela entidade, inclusive tirando a vida de pessoas.
[editar]Consulta
Numa consulta com um Exu costuma-se ouvir, por vezes, palavrões e gargalhadas já que esse é o modo deles trabalharem, com uma voz característica. Portanto, é fácil a percepção de uma incorporação de um Exu num terreiro.
Isso no entanto pode ocorrer em terreiros menos evoluídos, onde os médiuns não possuem muita evolução espiritual, já em um terreiro sério em que há o sério trabalho de guardiões, existe a proteção contra espíritos malfeitores, obsessores e zombeteiros.
Os Exus executam sua função de forma séria e objetiva sem muitos rodeios pois estão em busca também da sua evolução. Daí, quanto maior a ajuda aos consulentes, mais eles evoluem também.
Cuidam geralmente de casos relacionados a situações finaceiras, saúde, emprego, e o afastamento de obsessores do passado que teimam em obsediar suas vitímas encarnadas, fazendo com que aceitem as realidades da vida espiritual. Os trabalhos feitos contra essas vitímas são analisados e geralmente resolvidos.
Buscam em comum a sua evolução espiritual, melhorando seu carma e pagando as divídas do passado.
Os Exus são soldados prontos a nos proteger e assegurar que espíritos malfeitores não nos façam mal. Para eles não existe o bem ou o mal e sim somente a execução das leis divinas.
[editar]Alguns Exus
Exu 7 Catacumbas
Exu 7 Cruzeiros
Exu 7 Cruzeiros do Rosario
Exu 7 Cruzes
Exu 7 da Lira
Exu 7 encruzilhadas
Exu 7 Porteiras
Exu Arranca Toco
Exu Caveira
Exu Capa Preta
Exu Caverinha
Exu Catacumbas
Exu Corcunda
Exu das Almas
Exu do Lodo
Exu da Morte
Exu Gira Mundo
Exu João Caveira
Exu Lúcifer
Exu Marabô
Exu Maioral
Exu Meia Noite
Exu Mirim
Exu Morcego
Exu Omolú
Exu Pimentinha
Exu Tata Caveira
Exu Tiriri
Exu Tranca rua das almas
Exu Tranca rua de Embaré
Exu Tranca-Tudo
Exu Toquinho
Exu Veludo
Exu do Cemitério
Exu Vira Mundo
[editar]Algumas Pomba-Giras
Pomba Gira Dama da Noite
Pomba Gira Maria Padilha
Pomba Gira Maria Quitéria
Pomba Gira Maria Mulambo
Pomba Gira Maria Mulambo das Sete Catacumbas
Pomba Gira 7 saias
Pomba Gira Arrepiada
Pomba Gira Cigana
Pomba Gira Cigana das almas
Pomba Gira Mirongueira
Pomba Gira Mocinha
Pomba Gira Rainha
Pomba Gira Sete Calungas
Pomba Gira da Calunga
Pomba Gira das Almas
Pomba Gira das Sete Encruzilhadas
Pomba Gira do Cruzeiro
Pomba Gira Gira Mundo
Pomba Gira Rainha das Rainhas
Pomba Gira Rainha Sete Encruzilhadas
Pomba Gira Rainha do Cemitério
Pomba Gira Maria Padilha Das Almas
Pomba Gira Maria Rosa
Pomba Gira Rainha Domitila
Oh! Todos os Benditos, Poderosos, Grandiosos (Fortes)! Exús de Todas às Benditas Quimbandas (Kimbandas)! Alaroê (Laroiê, Aruê, Arô)! Mojubá! Saravá! Alupô (Lalupô, Alalupô)! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! E, por tudo, Sempre contra (e Nunca a favor), a todos os meus inimigos (sem exceções, mesmo), especialmente, contra os maiores e piores! Axé, Axé, muito Axé!!!
ResponderExcluir