Translator - Traductor - Traduttore

Uma introdução ao Satanismo Tradicional


Por Anton Long & ONA 1999eh. 
Traduzido por Prmtn. Kali & Prmtn. Fobus - 

Essencialmente, a diferença entre a ONA e outros grupos que professam pertencer ao ”Caminho da Mão Esquerda”, ou que reivindicam ser Satânicos, é que a ONA busca tradicionalmente guiar realisticamente seus membros ao longo do caminho difícil e perigoso do desenvolvimento interior, o objetivo é a criação de um indivíduo inteiramente novo. 

Este caminho é fundamentalmente uma busca da excelência pessoal e da sabedoria. 

Nós acreditamos que não há nenhuma maneira fácil para obter o conhecimento e a introspecção reais do 'oculto'; cada indivíduo deve trilhar este caminho e alcançar coisas por si mesmo. 

Não há nenhuma “cerimônia”, nem “rituais mágicos”, nem nenhum mestre que podem fornecer ao indivíduo a sabedoria genuína: a sabedoria real é alcançada somente e sempre pelo esforço pessoal do indivíduo, através muitos anos. 

É o resultado de uma síntese - um desenvolvimento do lado escuro e de uma integração desse aspecto na nossa existência, criando um indivíduo completo, mais evoluído. Além disso, os meios para esta realização são essencialmente práticos; isto é, envolvem experiências formativas do indivíduo, experiências desenvolvidas no “mundo real”, ao invés de algum “rito mágico” , “pseudo-místico” ou “pseudo-intelectual” ou sentando-se aos pés de algum pretensioso mestre. 

Para nós, Satanismo é uma busca que envolve o perigo pessoal real, onde o indivíduo empreende os desafios genuínos, que o façam ir além de seus limites físico, mental e psíquico. 

No início, esta busca envolve o indivíduo a explorar seu lado oculto ou lado escuro e uma parte disto é a participação em cerimônias e em ritos ocultos e de magia. 

Este começo - onde o novo Iniciado participa de alguns Rituais Satânicos, tal como a “Missa Negra”, habilita o indivíduo a explorar este lado sombrio, para compreendê-lo gradualmente, torná-lo mais consciente e controlá-lo assim. 

Um aspecto desta construção da consciência, é o simbolismo - tal como o “sistema septenário” - onde as várias energias de Ocultismo e Magia estão simbolizadas através de um sistema de correspondência. 

Este simbolismo permite as energias trabalhadas tornarem-se objetivas e assim conscientemente compreendidas - isto faz possível uma integração do lado “sombrio”. Assim, há uma síntese - uma dinâmica consciente, movimentando para diante o indivíduo: uma evolução da personalidade. 

A introspecção é alcançada. Em termos psicológicos, começa o individualismo. 

Isto leva a experimentar a prática do “sinistro” e promove assim o desenvolvimento pessoal, construindo, além disso, o caráter. 

Por causa do tipo de experiências práticas, do tipo de desafios, o indivíduo empreende, convencionalmente, o caráter Satânico. Há um desafio das limitações, da vaidade, de uma experiência e então da compreensão daquelas coisas às quais a religião do Nazareno franze o cenho. 

De acordo com os termos usados por Nietzsche, há uma vida prática "de um modelo de moral". A pessoa criada através destas experiências é do tipo imponente, que inspira um certo terror na maioria, desmamada como essa maioria foi pela suavidade das éticas do Nazareno. Entretanto, este indivíduo somente começou o processo. Isto é, o tipo de caráter assim descrito (que resulta destas experiências), não é o que nós chamaríamos um Adepto: dos sete estágios deste “caminho sinistro” (ou da Alquimia Prática), esta participação prática no “oculto”, através de cerimônias e coisas como organizar um grupo Satânico, descrevem apenas os primeiros dois estágios do caminho. 

Além disso, mesmo este começo leva alguns anos - e requer que o indivíduo seja bem sucedido por seus próprios esforços, por sua própria Vontade e determinação. Isto é, não há nenhum grau ou título de Magia concedido por dinheiro ou agrado ( como em alguns grupos chamados Satânicos) - o que o indivíduo consegue, nos termos de “graus de Magia”, consegue com seu próprio esforço, ao se submeter às experiências que criam o tipo de caráter apropriado a um estágio particular do caminho seguido. 

Assim, cada estágio deste caminho tem associado a ele determinadas tarefas, determinadas experiências, que o indivíduo deve empreender por ele mesmo. Isto é, ele sozinho traz a introspecção, o domínio, a compreensão e a habilidade - todos ocultos e pessoais. 

Na ONA, em cada estágio e para cada membro, é oferecido um conselho - baseado na experiência. Isto é, o grupo guia seus membros - oferece um sistema prático por meio do qual a sabedoria real pode ser alcançada. O ônus fica para o indivíduo, para alcançar o objetivo. 

Para nós, Satanismo é a criação de indivíduos orgulhosos, fortes, de caráter pleno, compreensivos - indivíduos que foram além da maioria e que representam assim, um tipo mais elevado. Os grupos Satânicos verdadeiros, não procuram seguidores servis, decadentes, fracos. Procuram criar uma elite real - quase uma raça nova de seres. Naturalmente, isto não é fácil - é realmente perigoso. Freqüentemente, novos Iniciados falham por causa da dificuldade ou porque falta-lhes o desejo essencial para ser bem-sucedido. Mas é como a evolução trabalha - os fortes superam desafios e evoluem; os outros permanecem onde estão, caem, ou são destruídos. 

Assim, o Satanismo é elitista – isto não compromete. Não é realmente para a maioria. Os testes, as provações, os métodos do Satanismo genuíno são duros e severos, porque somente tais coisas criarão o tipo certo de pessoa. Estas coisas não podem ser mais fáceis, menos duras, menos perigosas: fazer assim destruiria a essência do próprio Satanismo. 

Depois, os próximos estágios do caminho - que envolvem a experiência direta do sinistro, ambos através dos rituais, grupos de Magia e o empreendimento de determinadas tarefas sinistras - o indivíduo caminha (se eu disse matança seletiva como tal tarefa adiantada, ou Sacrifício Satânico, é possível apreciar a dificuldade e o perigo). Isto é, o Novato no Satanismo ganha mais compreensão dele mesmo e do mundo, e mais experiência - move-se para um individualismo real, uma síntese da consciência/inconsciência, do claro e do sombrio. 

A parte disto, envolve-os a empreenderem uma tarefa específica por alguns meses, e é esta tarefa - baseada nos preceitos prévios, o próximo estágio do caminho, que visa criar um Adepto genuíno. Esta tarefa requer ao candidato a Adepto de Grau (Adeptship) viver sozinho, em uma área isolada, por três meses (geralmente do Equinócio da Primavera ao Solstício do Verão) - sem falar com ninguém, para viver frugalmente, sem nenhuma conveniência moderna, nenhum rádio, nenhuma “distração” moderna, em um abrigo construído (em anos recentes, as regras foram relaxadas e uma barraca ou tenda é permitida). O alvo disto é para que experimentem a natureza sem quaisquer distrações - para conhecer-se realmente e às energias naturais que existem, como aquelas energias são (e não como livros, ou professores ou teorias descrevem-nas). Isto, naturalmente, é muito difícil. Requer a determinação real; requer ao indivíduo enfrentar-se, e a todos os seus medos. É um teste severo de caráter e de determinação Satânicos.

A maioria de indivíduos que começam (e que não são muitos, nas épocas recentes), desistem depois e encontram desculpas para retornar ao mundo e a seus confortos. A desculpa clássica é a desilusão que têm alcançado ao Adepto de Grau, em alguns dias, ou talvez semanas da isolação. E isto é uma desilusão - mas é somente desta maneira áspera e isolada, por pelo menos três meses, que um Adepto real é criado. Naturalmente, outros Satanistas ou grupos chamados do “Caminho da Mão Esquerda” premiam como Adepto de Grau – falso - seus membros ou seguidores, geralmente após alguma cerimônia aborrecida, pomposa e totalmente sem sentido. 

O Adepto marca o fim do terceiro estágio do nosso “Caminho da Mão Esquerda” - e para alcançar este estágio, usualmeente, leva de três a seis anos para a Iniciação. 

A tarefa ou Ritual de Grau que cria o Adepto, o faz atento a seu destino pessoal, único - o quarto estágio está em toda parte e o Adepto o procura, para fazer daquele o destino real. Isto envolve um “retorno ao mundo” – o ganho de mais experiência, a criação de novas visões e novas habilidades. O que, por si só, toma alguns anos. O caráter do Adepto cresce e se aprofunda - ele alcança o começo de sabedoria. Em termos de Magia, ele ganha uma compreensão dos 'Aeonics'– de coisas estrategicamente sinistras (o uso do acausal ou energias supra-pessoais para mudar sociedades e civilizações através dos séculos). 

Hitherto, no melhor de seu aprendizado, tem estado direta e pessoalmente relacionando, para seu desenvolvimento pessoal - agora, é alcançada a perspectiva do Aeonic , isto torna-se um deles. Isto é, eles desenvolvem, além disso, novamente uma experiência direta - o acausal de si mesmo. 



Depois disto, o desenvolvimento pessoal toma lugar - ele torna-se completo, um indivíduo altamente desenvolvido, que possue habilidade e compreensão. Ele preenche o potencial do gênio que é latente dentro dele. Assim, caminha para tornar-se um Mestre ou Mestra verdadeiro. Mas, para alcançar este estágio - o quinto - leva ao menos dez anos (mais usual é quinze para vinte). E há outro estágio além deste. 

Assim, vê-se que nosso caminho é difícil e leva um longo tempo. A viagem de Iniciado ao Adepto de Grau, não é nenhum mistério – é realmente muito simples. 

A maioria das pessoas poderiam fazer isto - se possuíssem determinação. Mas a maioria é preguiçosa ou também fraca. 

Os interessados em se unir a grupos Satânicos, ou interessados no Satanismo, vão à opção fácil; eles não estão preparados para trabalhar em seu próprio desenvolvimento pessoal. Preferem alguém para fazer isto por eles. E, além disso, eles não estão, fundamentalmente, preparados para ir além de seus limites - para realmente experimentar o sinistro em um caminho prático; eles desejam, mas simplesmente não arriscam e ficam seguros em jogos pseudos-satânicos.



Assim, eles tendem para o que nós chamamos de grupos “os sham-satânicos”, de pessoas afetadas, tal como o Templo de Set ou a Church of Satan – aqueles que gostam do glamour associado ao Satanismo, mas estão basicamente com medo de experimentar seu verdadeiro interior e exterior. Esses grupos absorvem – e acreditam nisto – diretrizes éticas e eles constantemente asseguram que o Satanismo não perdoa coisas como o sacrifício humano. Nós, ao contrário, somos sombrios e realmente sinistros - e propomos a seleção. Isto é, nós mantemos a seleção como benéfica para todos (isto existe como experiência para a construção do caráter) e para nossa espécie no geral, pois a seleção, por sua natureza, remove o imprestável e assim melhora a raça. 

Naturalmente, há um caminho adequado para a escolha de quem vai ser “separado” – cada vítima é escolhida por mostrar a si mesma como certa, elas nunca são escolhidas aleatoriamente, entre elas não há “inocentes'. 

Nossa afirmação de tais coisas, como sacrifício humano, ofende outros chamados Grupos Satânicos – o que para nós somente reassegura nossa opinião sobre grupos que finjem ser Grupos Satânicos. Basicamente, tais grupos não têm nenhum real conhecimento ou apenas uma pequena compreensão de Satanismo, como evidente, por exemplo, no 'religioso' Templo de Set - que reclama que Satanismo é alguma espécie de religião. Para nós, a atitude religiosa e mental - envolvendo com isto o dogma, o agrado, e servilismo pelo indivíduo para com alguém nomeado de autoridade - é a antítese do Satanismo. 

Em essência, nós compreendemos Satanismo como a busca individual para a excelência pessoal, para criar um ser inteiramente novo. Esta busca envolve prática e experiência - porque somente a experiência real cria o caráter. A essência do Satanismo conduz o indivíduo a ser iniciado através de experiência prática - nunca por livros, nunca por alguém como mestre, nunca por palavras. Palavras nunca podem realmente descrever esta essência - elas podem unicamente apontar o caminho, sugerí-lo, e usualmente servem para obscurecer isto. No mesmo caminho, cerimônias e formas, como rituais, são unicamente meios - são os meios para a experiência, para simbolizar coisas e assim compreendem para hitherto tem sido o oculto, instintivo ou inconsciente. Além disso, esta busca deve ser do indivíduo – os meios o indivíduo desenvolve, através das experiências (e às vezes aprendendo com os erros), o vigor de caráter necessitado. Ou eles falham – usualmente - por iludir-se sobre seu nível real de realização, sua real compreensão pessoal, seu nível de controle e domínio pessoal. O alvo está no controle, domínio e compreensão pessoais - e então alguém que superou a si mesmo e foi além, torna-se um novo ser, uma nova pessoa. 

O alvo é não um chafurdar na decadência, nele está o encorajamento do sinistro, anseios e desejos instintivos, como um fim neles mesmos. Tais coisas são meios, um começo - para serem utilizadas, aprendidas, e então transcendidas através do domínio de cada pessoa. 

Para nós, Satanismo é uma busca individual e isto objetiva os fortes, indivíduos que não necessitam do apoio de grupos, de dogma, ética, nem religião, de algum pomposo pontificado, de um 'mestre'. Assim, a ONA existe para oferecer conselho e orientação - para apontar o caminho. O indivíduo deve começar a busca, e ele sozinho deve continuar com isto. 

Por causa das dificuldades de nosso caminho, poucos seguem-no. De alguns modo, infelizmente - nós acreditamos que o caminho oferece a qualquer um a oportunidade para avançar ao longo do caminho ao Adepto de Grau verdadeiro. Isto é real, ou pode ser real, devido ao potencial que a maioria dos indivíduos possuem - o gênio latente dentro de si. De qualquer modo, a natureza humana revelada a pequenos números é compreensível. 

O que a ONA tem feito - decorridos trinta anos - é criar um sistema prático e simples de trabalho: com efeito, nós produzindo um elixir, uma “alquimia interna”, que qualquer um pode usar. 

Nós descrevemos este sistema como Satânico, como Sinistro, porque ele o é. Isto é um rejeição completa da filosofia e da religião do Nazareno, que é anti-vida, anti-evolução, como Nietzsche, por exemplo, compreendeu. 

Para nós, Satan é ambos, um arquétipo ou símbolo de nosso desafio e alguma coisa real - a representação do que nós descrevemos como “acausal”. Isto é, nós compreendemos as forças escuras como não simplesmente separadas de nossa psiqué (como a maioria dos grupos chamados Satânicos Modernos fazem) - mas como além da nossa compreensão, a psiqué individual. Essas forças sombrias - ou o acausal - estão além de nós, como indivíduos: eles estão além de nosso controle ciente (e reais para nossa compreensão) até nós tornamo-nos uma parte deles. Isto não nos faz submissos àquelas forças - mas alavanca uma expansão para o conhecimento individual, o desenvolvimento da consciência individual, para abranger aquelas forças. Esta expansão é a marca do verdadeiro Mestre/Mestra Satânico. 

Outros grupos Satânicos são sérios e não somente usam as Artes Negras para sua própria e fraca gratificação – afirmam que as forças escuras são meramente um aspecto do psiqué, ou inconsciente. Ambas - a Church of Satan e o Templo de Set fazem esta afirmação. Eles fazem isto por duas razões. Primeiro, eles necessitam, por que eles desejam se sentir seguros; eles desejam ser capazes de jogar seu pseudo-satanismo, pseudo-intelectualismo, jogos mais seguros e urbanizados, porque os membros de tais grupos não estão orgulhosos, com plena firmeza, de personalidade consciente, individualistas: eles necessitam o conforto de um grupo, de um líder, de diretrizes éticas, de sentir que aquele Satan pode ser controlado por algum mumbo-jumbo sem sentido. Com efeito, os membros e líderes destes grupos são fracos - eles carecem de disciplina pessoal; e até mesmo do desejo para o real domínio pessoal com o qual eles irão continuar edificando sua própria fraqueza, massageando seus egos inflados. 

Segundo, tais grupos e seus membros realmente não compreendem o Sinistro. Eles não têm tido nenhuma experiência real do primitivo, da divindade mitológica, com a supra pessoal força das forças sombrias - de como estas força pode destruir indivíduos. Com efeito, eles não têm realmente gravado em seu interior o “acausal” de si mesmo - isto é realmente sinistro. Eles nunca encontraram realmente Satan. Eles nunca se esforçaram realmente para agradar Satan - para tornar-se um com Ele; para fundir-se com o “acausal” de si mesmo; para estabelecer um nexo com o “acausal”, com as energias sinistras. 

Este ato de tornar-se proprio (becoming-one) é que faz, que cria o verdadeiro Mestre/Mestra Satânicos; só o modo de vida de um eremita criará o Adepto. 

Isto é perigoso, naturalmente - mas é o único meio de alcançar a síntese, que é o individualismo, só assim ele pode ser alcançado. Assim, há uma verdadeira transcendência além do “'bem” e “mal”, além da “luz” e “treva”. Isto é uma realização, e como todas as realizações benignas do tipo “oculta”, deriva da prática e da experiência - de um conhecimento pessoal real. Algo em contrário, é mero fingimento, mero confundir-se. 

Outros grupos têm tentado intelectualizar o Satanismo – passam longe das experiências reais pelas quais o verdadeiro caráter Satânico é formado. Ou chafurdam na própria fraqueza, movidos pelo impulsos que não podem compreender e não conseguem controlar. Eles têm tentado e continuam tentando fazer o Satanismo respeitável e seguro – mas somente como mais uma “religião”. Eles fantasiam, e jogam. Eles simplesmente não compreendem o Satanismo como um meio para criar novos e mais desenvolvidos indivíduos. 

Na realidade, o Satanista verdadeiro produz/cria na vida real, nos sonhos, nos padrões de excelência, no Élan que outros freqüentemente buscam igualar. Um Satanista verdadeiro pode ser como uma besta presa na vida real. Eles podem ser e às vezes são, na vida real, assassinos, guerreiros, foras-da-lei. Os falsos Satanistas fingem ser tais coisas – usualmente por meios de alguns estúpidos rituais. O Satanista é sombrio e sinistro, na vida real - e então eles caminham por novas experiências, em níveis mais altos de compreensão, até que futuramente adquiram sabedoria real, ou sejam destruídos. Então eles terão alcançado alguma coisa em suas vidas. Eles terão inspirado outros. 

Eles vão pelo caminho, vivendo e presenciando as forças ocultas na terra. 

Se sobrevivem, suas recompensas são suas realizações e a sabedoria que adquirem. Se não sobrevivem, ao menos eles terão feito alguma coisa com suas vidas. 

Assim a ONA expressa e exemplifica o movimento do Satanismo. 

Nesta terceira parte da série especial, abordamos o tema satanismo tradicional, onde procuramos passar uma pequena introdução aos conceitos desta que é a mais antiga visão do satanismo.

O Satanismo Tradicional, ao contrário do que muitas pessoas desinformadas pensam, existiu muito antes do Satanismo Moderno ou qualquer outra vertente do Satanismo, e pode também ser chamado como Satanismo Primordial. Na realidade, ele existe desde sempre, e muitos ainda o confundem com o Satanismo Gótico, inventado pela Igreja Católica para justificar a Inquisição. Sendo assim, não há fins que justifiquem que o Satanismo Tradicional foi criado pelos cristãos, já que ele existiu ainda antes da própria Igreja Católica.

Depois do surgimento de LaVey com seu Satanismo Moderno, surgiram vários outros grupos de pessoas que diziam pertencer ao Satanismo Antigo, o qual surgira antes da Idade Média. Creio que desses grupos, o mais conhecido seja o ONA (Order of Nine Angles), que publicou o Livro Negro de Satan, onde podemos encontrar rituais Satânicos e instruções para cerimônias mágicas. É uma espécie de manual, como eles mesmos dizem “manual prático e conciso para aqueles seriamente interessados nas Artes Negras”.

Diferente do Satanismo Moderno, que acredita que seu próprio Deus é si mesmo, e as imagens de Satan, Lúcifer, et cétera, que são usadas nos rituais, servem apenas para expressar o "lado negro" da sua natureza humana, o Satanismo Tradicional acredita em Satan como uma entidade real, uma divindade. Nós Satanistas Tradicionais vivemos para crescer, evoluir, buscar perfeição, e não somos iludidos com a idéia de que somos Deuses. Não se pode ser um Deus de uma hora para outra, mas somente os mais sábios, e isso sim, todos podem ser, mas para isso é preciso ter muito conhecimento, auto-desenvolvimento, e só conseguimos isso por nós mesmos, através de nossos esforços individuais, que com certeza dura muitos anos. Como cita a ONA: “os meios para esta realização são essencialmente práticos; isto é, eles envolvem o indivíduo em experiências que desenvolvam o caráter, que são formativas para “o mundo real” em vez de em alguma experiência em ritos “pseudo-místicos”, “pseudo-intelectuais” ou sentando aos pés de algum pretensioso “mestre””.

É muito fácil hoje em dia, e há muitas pessoas que se consideram Satanistas, mas acham que o Satanismo se restringe apenas a partir do momento em que surgiu LaVey com sua Bíblia Satânica, e pensam que o Satanismo Tradicional nunca existiu. Até o próprio LaVey usou do Satanismo Tradicional para escrever sua Bíblia, o que não significa que ele foi o primeiro ser humano que possuiu idéias satânicas. O que acontece é que naquela época, as pessoas tinham pouco acesso ao conhecimento, existiam muitas pessoas com idéias satânicas, mas que nunca foram passadas para o papel. Dá para se acreditar que o Satanismo teve início em 1966? Pois foi muito antes! Exemplos disso temos ao procurar escritos de Twain, Shaw, Baudelaire, cuja literatura havia retratos simpatizantes de Satan. A verdade está aí para quem se interessar, está tudo mais do que acessível, é só procurar, ou aceitar que a única obra verdadeira do Satanismo seja a Satanic Bible, como fazem os cristãos acreditando em sua Bíblia Sagrada. Não nego que a Satanic Bible é muito interessante, e jamais poderíamos a deixar de ler, pois nela há muitas verdades e fatos relevantes, idéias que podemos ver com clareza que tiveram influências de Crowley, Nietzche e vários outros dos quais merecem respeito. Mas daí dizer que esta é a origem, a única verdade do Satanismo (?!), é incoerente.


Mas, enfim, não estou criticando nenhuma ideologia ou ordem, pois nós satanistas não devemos ter em mente as contendas que tanto acontecem no cristianismo, que há uma certa aversão entre católicos e evangélicos, e tantas outras religiões por aí. Satanismo é Satanismo, ele difere entre suas próprias vertentes, mas sua idéia principal está sempre intacta, e o que torna o ser Satanista não é nenhuma ordem, mas sim ele próprio. As Ordens e Associações estão aí para nos dar conhecimento, nos mostrar um caminho. Vai da nossa força de vontade querer seguir adiante e crescer, o que é imperativo que aconteça com os verdadeiros Satanistas.
O caminho para um satanista tradicional não é nada fácil, pois como já mencionei, não é um mestre, ou ritual, ou o que quer que seja que vai lhe tornar um satanista, mas sim teu esforço, indo além dos teus limites, seja físico ou psíquico, o uso do teu lado oculto. O Satanismo é elitista, não é para a maioria. É para os mais fortes, os mais orgulhosos. É claro que os que querem se tornar satanistas geralmente usam da maneira mais fácil, porque lhes convém. Preferem se contentar com grupos que não os façam experimentar seu próprio interior e exterior, porque são pessoas fracas e sem determinação. A ONA, por exemplo, usa de alguns estágios nada fáceis para o ingresso na Ordem, como eles dizem, “nós compreendemos Satanismo como a busca individual para a excelência pessoal, para criar um ser inteiramente novo. Esta busca envolve prática e experiência - porque somente a experiência real cria o caráter”. Na minha modesta opinião, todos os grupos ou ordens deveriam ser assim, pois está claro que de pessoas fracas o mundo está cheio, por isso o caminho deve ser árduo, não para qualquer um, por isso várias pessoas desistem e não conseguem chegar até o fim, porque são pessoas fracas, e o Satanismo não precisa de pessoas fracas. Esses indivíduos precisam de disciplina pessoal. Eles nunca encontraram realmente Satan. Eles acham que o Satanismo é simplesmente mais uma religião, fantasiam demais e não compreendem o Satanismo como um meio de criação de novos e mais desenvolvidos indivíduos.

O Satanista despreza qualquer tipo de fraqueza, e, se elas existem, devem ser eliminadas a qualquer custo, gerando assim um desafio, e cada desafio e provação é visto como uma forma de crescimento, que o torna cada vez mais forte. E os mais fortes e dominantes são os que imperam, os fracos não tem lugar. Outra coisa de extrema importância para um verdadeiro Satanista, que eu não poderia deixar de citar, é o seu próprio corpo, que é sua maior beleza natural. Adoramos o nosso próprio corpo, e também o ato do sexo não só por amor, reprodução ou o que seja, mas simplesmente para saciar as vontades e desejos carnais, podendo assim aproveitar ao máximo tudo o que nosso corpo pode nos proporcionar. Ser Satanista é ser orgulhoso. Ser Satanista é ser forte. Ser Satanista é gostar e pensar em si próprio antes de pensar nos outros.

Alguns trechos e comentários inseridos neste texto foram extraídos de uma matéria da ONA, a qual dá uma introdução ao Satanismo Tradicional, e explica as exigências da própria Ordem para que o indivíduo venha a se tornar um verdadeiro adepto. Disponibilizarei este texto na próxima matéria que aqui for colocada.

"Uma festa para o fogo e uma festa para a água;
uma festa para a vida e uma festa maior para a morte!"
O que é Satanismo. 

(Introdução do Livro de Savithan) 

Muitas idéias são erroneamente atribuídas ao Satanismo Religioso, sendo necessário uma introdução a este tópico para que se entenda as verdades sobre esta religião e suas filosofias que há muito tempo tem servido de bode expiatório a outras religiões e/ou filosofias, sobretudo as de caráter cristão. 

Satanismo é uma palavra derivada de Satan (ou do original enoquiano Saitan), que nada tem a ver com a imagem de Satã (como diabo cristão) a que geralmente é associada, na verdade a definição de Satan na literatura antiga é “O Acusador” ou “O Adversário”, e mesmo no Torah ou na Bíblia Cristã não há registros claros que possam ligar Satan (em sua forma original) ao diabo. 
Existem duas principais definições para Satan no Satanismo, a primeira relaciona-se com seus significados, ou seja, o opositor aos princípios, ideais e filosofias judaico-cristãs e a segunda é o símbolo que representa (entre muitas outras coisas) uma força de equilíbrio natural a qual todos os seres estão submetidos. 
O Satanismo é uma religião voltada à natureza humana, ao carnal e não ao espiritual, da verdade palpável não de suposições sem o real embasamento teórico e/ou prático geralmente voltadas a uma meta que favorece unilateralmente seus criadores e semeia a estupidez entre seus crentes, da aceitação do ser como um todo e livre de pecados que tentam distanciar o homem daquilo que pode servir a ele como gratificação e fonte de prazer, da liberdade ideológica, da auto-valorização e da valorização da vida respeitando as leis naturais de existência... Sendo o Satanismo uma religião que favorece o concreto, é absurdo associá-lo com demônios, diabos e deuses na forma de deidades...para o satanista seu deus é ele mesmo, único responsável pelas mudanças e caminhos que podem existir em sua vida, respondemos com segurança as acusações e insinuações vazias de outras religiões e/ou filosofias através de ideologias que podem ser comprovadas cientificamente e/ou na forma de experimentos...na verdade as idéias de adoração ao diabo, assassinatos e estupros de virgens e crianças (entre outras sistematicamente vendidas pelas igrejas), quando direcionadas ao Satanismo Religioso, certamente irão arrancar gargalhadas de qualquer teólogo e/ou estudioso que possua até o mais básico nível de conhecimento sobre o assunto. 
Por estes motivos os satanistas são favoráveis ao debate com outras religiões, que eles o iniciem e tentem desafiar nossas filosofias e nossa fé não-cega se quiserem...nós estamos aqui e em forma humana personificada não tememos suas mentiras e palavras vazias nas formas mais irreais de “santidades” e “castigos eternos”...que eles façam de nós os verdadeiros crucificados, pois ao contrário de seu pobre “salvador”, temos força mais do que suficiente para combater a dor, arrancar até o mais difícil dos pregos de nossos pulsos e devolvê-los aos seus verdadeiros merecedores. É uma pena que eles não concordem com o debate, como eu já pude observar pessoalmente, eles preferem o ataque à distância e pregar suas “santas” mentiras bem longe dos olhos e ouvidos de quem poderá destruí-las...o verdadeiro e sábio satanista. 
Alguns pontos do Satanismo: 
O reconhecimento do demônio Cristão, Satan, em sua forma original Pagã, ou o antigo deus egípsio Set geralmente como um princípio e não como uma deidade. A não adoração de nenhuma forma de deidade. A maior ênfase é dirigida no poder e na autoridade do indivíduo Satanista e não em um deus. 

A crença que "nunca existiu um salvador" - pois cada um é o seu próprio salvador. Aqueles Satanistas que acreditam em Satan ou em Set (ou qualquer outro nome ou nenhum) como sendo uma entidade (na forma de energia) não a adoram ou devotam sua fé a ela (como, por exemplo, os cristãos e seu deus). 

A crença de que o indivíduo deveria viver e experienciar seus desejos e prazeres, explorar os "sete pecados capitais" com entusiasmo. Muitas crenças, práticas e regras de comportamento são conflitantes com o cristianismo tradicional, assim como com essencialmente todas as outras religiões de cunho espiritual, pois geralmente vão contra o comportamento natural do ser humano. 

O símbolo de Baphomet, que é uma cabeça de bode, desenhada dentro de um pentagrama invertido (uma estrela de cinco pontas). Geralmente rodeada por um círculo onde pode-se notar "Leviathan" em hebraico. O símbolo de Baphomet foi usado em honra pelos Cavaleiros Templários. Basicamente ele representa os aspectos carnais do homem, repelindo a espiritualidade representada na trindade negada e os dois pontos acomodando os chifres em posição de dualidade. Um segundo símbolo que é o sinal do infinito (o número 8 deitado). Em cima é colocada uma cruz romana com um segundo "braço" horizontal mais comprido que o de cima adicionado. 

O Satanismo baseia-se nas 9 (nove) Declarações Satânicas, escritas por Anton Szandor LaVey, que de forma resumida mostram o que Satan representa, Isto é: 

Indulgência, não abstinência; 
Existência vital, não sonhos espirituais; 
Sabedoria, não auto-ilusão hipócrita; 
Bondade a quem merece, não amor desperdiçado aos ingratos; 
Vingança, em vez de virar a outra face; 
Responsabilidade para o responsável; 
O homem como ele é, um animal; 
Todos os denominados pecados, pois eles se direcionam a uma gratificação física, mental e emocional; 
Satan é o melhor amigo de igrejas, pois ele cuidou de seus negócios durante anos; 



A teologia Satânica possui basicamente os seguintes conceitos: 

Pessoas vem criando deuses em várias formas, escolha um que seja útil para você. 
O Paraíso e o Inferno não existem. 
Satan não tem relação nenhuma com o conceito moderno do diabo cristão. Ele é como um deus que representa os aspectos carnais, terrenos e mundanos da vida. Satan não é um ser, ele é uma força da natureza em forma simbólica, mas é tão real quanto qualquer um de nós. 
Sacrifícios rituais (humanos ou de animais) não são permitidos. O sangue tirado de uma vítima é inútil. 
A vida humana, bem como de qualquer outro animal, é sagrada. 
A maior de todas as festividades Satânicas é o aniversário do satanista. Os de menor importância são:
- Walpurgisnacht (tarde do dia 30 de abril) e o Halloween/Dia-das-Bruxas (tarde do dia 31 de outubro). 
- Solstícios de Junho e Dezembro. 
- Equinócios de Março e Setembro. 
- Festividades Satânicas se realizam por cinco ou seis semanas após os equinócios. Missas Satânicas (paródias dos rituais cristãos) geralmente não são realizadas por satanistas. 


Os rituais e cerimônias utilizadas contém os seguintes conceitos: 
Os nomes usados incluem Satan (fogo), Lúcifer (ar), Belial (terra) e Leviathan (água) de forma simbólica. 
Cerimônias são celebrações, utilizadas para celebrar uma pessoa ou algum elemento de fé (dentro do conceito Satânico, evidente). 


Existem três tipos de Rituais Satânicos: 
1. Magia Sexual (não há estupros e tão pouco orgias bizzaras); 
2. Ritual de Construção (cura, felicidade,auxílio, etc.); 
3. Ritual de Destruição (não são empregadas quaisquer tipos de sacrifícios humanos e/ou de animais). 

Feitas nossas considerações iniciais cabe a você continuar e aprofundar-se mais no Satanismo Religioso Moderno ou abster-se e permanecer apenas com o conceito mais básico (porém verdadeiro) citado acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundos Ocultos Por Allenozth